Histórias, Pessoas e Comunidades

Histórias no Caminho da Reparação – Waldir

Compartilhar:

Depois de perder sua mulher para o câncer aos 25 anos, Seu Waldir pesquisou muito sobre os efeitos nocivos dos agrotóxicos para a saúde. Decidiu sair de Belo Horizonte e se mudar para o campo para produzir seu próprio alimento, e assim o fez com bastante sucesso. Mas em 2015, sua fazenda, que fica à beira do rio Gualaxo, foi parcialmente atingida pelo rompimento da barragem.

Apesar de precisar sair da propriedade de maneira emergencial, voltava lá todos os dias para tentar salvar sua horta — fruto valioso de um trabalho de dez anos. As funcionárias, porém, não tiveram o mesmo destino. Perderam suas casas e precisaram se mudar para Mariana, deixando a propriedade sem mãos e braços para a colheita. Toda a produção da época foi perdida.

Depois de retomar as atividades em 2017, a agricultura orgânica do Seu Waldir é um exemplo para a região, com dezenas de variedades de produtos. Seu conhecimento agora será compartilhado com as comunidades, e ele poderá ensinar às pessoas a forma de manter suas próprias hortas orgânicas e a importância de desfrutar dessa terapia que ele tanto recomenda: cuidar da terra.

Compartilhar:

Fique por dentro